Projeto de Lei para proibir jogos ofensivos ganha força no Senado

Aqui no Brasil não temos um bom histórico em “jogos agressivos” , em alguns anos atrás houve uma lei que proibia o jogo Counter Strike e semelhantes nas lanhouses de todo o país, com o tempo a lei acabou “caindo” e hoje já podemos observar que nestas casas de games já é possível jogar novamente. Agora a lei é mais séria e abrange grande porcentagem dos gamers, tanto de desktop, quanto de consoles: a ideia do Senado agora é proibir a fabricação, distribuição e a importação de games violentos.

Valdir Raupp, este é o nome do Senador que começou com essa alteração no projeto de lei 170/06 que transforma em crime fabricar, importar ou distribuir jogos de videogames ofensivos “aos costumes e às tradições dos povos, aos seus cultos, credos, religiões e símbolos”. Além do Senador não pontar um motivo específico para esta alteração na lei, há muitos gamers totalmente contra a mudança pois afetaria grandes números de grandes títulos dos jogos vendidos hoje no Brasil.

O diretor geral da Level Up! Games, que hoje é uma grande empresa de games online para desktop no Brasil, Julio Vieitez,  comentou sobre a polêmica na notícia do UOL Terra:

“É muito genérico e nem dá para entender direito qual é o objetivo, se é proibir, por exemplo, pedofilia ou apologia às drogas. O conceito de ‘ofensivo’ é muito relativo, pois o que ofende um não ofende o outro”

 

 

Como na imagem ilustrando o post, títulos como Resident Evil, Medal of Honor e muitos outros estão “sob ameaça” de saírem das prateleiras se esta lei for aprovada, mas isso será somente para um momento mais futuro pois o fluxo para alteração de lei no Senado é extremamente burocrático e demora um bom tempo para ser alinhado.

Um comentário sobre “Projeto de Lei para proibir jogos ofensivos ganha força no Senado

  1. É de uma veadagem sem tamanho essa ladainha de ‘os jogos violentos influenciam os jovens a cometer crimes tereréu teteu’ pois, eu conheço N pessoas que passaram anos zerando esses jogos e não os vejo em nenhuma página policial ou matéria no fantástico. Ridículo. Falta do que fazer no senado, hein…

Diz aí o que você achou:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s