Prova do ENEM apresenta problemas pelo 2º ano consecutivo

“De boas intenções o inferno está cheio”, essa é certamente a frase que mais se aplica ao ministro da educação, Fernando Haddad.

O novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) já chegou causando polêmicas ano passado ao ter sua data adiada devido ao furto de algumas provas. Nesta edição, não houve adiamentos, mas coisas ainda piores.

Com falhas na impressão nos dois dias de prova, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) instruiu os monitores a comunicarem aos alunos como deveria ser respondido o exame. Os principais problemas envolvem questões duplicadas e problemas na grade, onde se anunciava uma série de respostas a serem dadas que não correspondia à série da prova. Na prova amarela do primeiro dia, por exemplo, não havia a questão número 1, havia duas questões 22 e não havia a questão 23.

Outros problemas organizacionais da prova são a falta de tempo e de espaço para fazer questões mais complicadas, como as de matemática, que não dispunham de espaço físico suficiente para se fazer os cálculos, e a redação, que dispunha de pouco espaço para o rascunho.

Fala-se muito agora sobre cancelar ou não a prova, surgindo diversas notícias de todos os lados. A informação de momento (ao contrário dos comentários “viral” no twitter) é de que o presidente do INEP, Anísio Teixeira, não considera a possibilidade de anulação do exame já aplicado, uma vez que os erros seriam das gráficas, que já teriam assumido a culpa pelas falhas. Há também a possibilidade de reaplicação da prova, a fim de dar uma nova chance àqueles que foram prejudicados pelos erros de tirar uma nota satisfatória.

Esperamos que um exame de tamanha importância e um projeto de tamanha grandeza, que é levar a educação superior aos vários cantos do Brasil, não termine uma pilha de boas-vontades mal executadas.

Anúncios

Um comentário sobre “Prova do ENEM apresenta problemas pelo 2º ano consecutivo

Diz aí o que você achou:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s