O Novo ENEM

Para o desespero dos cursinhos pré-vestibulares, o novo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) parece estar avançando com força total. O projeto de seleção é inspirado no modelo norte-americano, sistema onde o candidato faz uma prova e depois inscreve-se, conforme sua nota, em uma universidade apropriada.
novenem
De fato é como prevê o sistema “ENEM” de ingresso nas universidades federais: O estudante realiza uma prova e com sua nota inscreve-se em uma universidade à sua escolha, no curso desejado. Não preciso dizer que com isso o sistema “vestibular” como conhecemos estará fadado ao desaparecimento.
Outra das propostas da prova é dar a possibilidade a uma pessoa que não tenha cursado o ensino médio fazer a prova e, caso o candidato tenha mais de 18 anos e tire um nota “x” considera-se como “concluído” a graduação do 2º grau. Interessante, não? Melhor… não sei. Esperemos para ver.

Fato é que as discussões tem-se acirrado acerca da subtituição dos  vestibulares tradicionais pela prova do ENEM, especialmente por professores de escola e de cursos pré-vestibulares, visto a rapidez quase anormal da implantação desse novo sistema, fato que deixa os vestibulandos preocupados com  falta de tempo e o despreparo, fora o fato de que ninguém sabe o que será cobrado na prova, nem quais as questões.


O tópico da vez em Porto Alegre é: Deverá a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) adotar o ENEM como primeira fase de seleção?
Na última reunião organizada para resolver essa questão o resultado foi um empate. Agora, nessa Sexta-Feira, a reitoria irá se reunir novamente  para decidir, dessa vez definitivamente. Caso seja decidido que sim os estudantes gaúchos terão sete dias para fazer a inscrição, antes que seja tarde demais.

Será melhor para o Brasil, para nós? Será pior? Esperemos a prova, até lá é só torcer para que as novas questões do ENEM sejam tão difíceis quanto as anteriores :D

Segue o link para a lista com as universidades federais que aderiram, total ou parcialmente, ao exame:

LISTA DE UNIVERSIDADES

E a lista de conteúdos a serem cobrados na prova:

CONTEÚDOS

Informações tiradas do site oficial do exame.

Anúncios

Diz aí o que você achou:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s