Diário Cosplay no 11º AnimeXtreme ! Mais uma novidade aqui no Ziks and Icyng.

Novidade de cobertura aqui no Blog ! Agora em todos os eventos que nós cobrirmos vamos escolher um cosplay para mostrar aqui no blog como foi o seu dia de cosplay, como problemas que acontecem e dar algumas dicas para fazer apresentações e desfiles.

Quem estréia esse novo quadro aqui no blog é Myke Richter, ele que faz grandes cosplays e diverte o pessoal nas suas apresentações muito bem feitas com a Legião do Mal ! Myke, já fez cosplay de Primo It da Família Adams, Coração Gelado de Ursinhos Carinhosos e Gorpo de He-Man. Nessa edição ele teve que fazer um cosplay especial para a apresentação chamado de Cavaleiro Templário.

Myke Richter á direita

Myke Richter á direita

 

Começa agora o Diário de um cosplayer !

Legião do Mal e o Animextreme

templarios

Myke Richter com o cosplay de Cavaleiro Templário(E) e ao lado Leo com o cosplay Templário do Game Ragnarok(D)

A preparação para o Animextreme iniciou já no começo do mês de abril, durante uma conversa com um amigo e participante da Legião do Mal, resolvemos que faríamos uma apresentação no grupo livre, mesmo contra todo o bom senso dizendo que em uma semana e meia  não haveria como  fazer um cosplay decente e uma apresentação aceitável. Tirando casos raros não tem como fazer algo de nível alto em tão pouco tempo.

Criar um cosplay depende muito da base que vai ser usada (foto do personagem) de tudo o que você precisa correr atrás para deixa-lo o mais idêntico possível a sua base, escolha sim alguém que você goste  porém se souber interpretar o  gestual do personagem ou for parecido com ele o sucesso é quase certo. Acordar numa bela manha a 13 dias do evento  e resolver que vai fazer um cosplay aumenta e muito a possibilidade de um desastre (salvo alguns casos), com pouco tempo disponível é difícil pesquisar preços e tipos de tecido mais adequados tanto a fidelidade quanto ao conforto do cosplayer, usar oxford em um evento que promete calor não é muito recomendável.

Já elaborar uma apresentação, mesmo que seja um grupo livre (normalmente roteiros engraçados, divertidos ou sem noção) requer estudo! Sim… estudo! Não só das regras para evitar uma desclassificação. mas sobre as piadas a serem usadas, afinal nem todo o público conhece  todos os anime, filmes, jogos e séries disponíveis. Tem que ser pensado quais personagens usar, falas e qual música se encaixa melhor com a cena. Apresentação não é algo que se invente por completo em 5 minutos, talvez uma espinha dorsal dela, mas nunca por completo. Uma voz condicente com o personagem e a cena as vezes pode ser um problema sério, as vozes de Altair e Joker só foram obtidas na quarta feira antes do evento (muito perto do evento para podermos ensaiar como devíamos).

A pressão começa de verdade na manhã do evento, conferir  itens, cosplays a serem usados ou possívelmente a serem usados,  material de ajuda como cola-quente, linha, fita adesiva entre outras coisa. Em boa parte dos casos usa-se  sacolas grandes para carregar tudo  e amigos que vão ao evento fazem companhia e dão o auxílio necessário, tanto na parte de ajudar a carregar todos os itens, as vezes pesados outras delicados, como o emocional também!  Sim porque a pressão afeta mais  a cada hora que passa quando se vai competir. Chegando no evento,  corre-se para o setor de inscrições, afinal ter um bom roteiro, áudio, atores acostumados com o palco, ajuda muito, porem a empolgação do público com a apresentação também conta, e pra isso, ser um dos primeiros a se apresentar pode virar o jogo a seu favor.

Depois da inscrição feita vem a parte realmente boa do evento e que ajuda a relaxar para fazer a apresentação, caminhar com seus amigos, ouvir a palestra dos dubladores, tirar fotos de cosplays que considere bons, olhar estandes, ser solicitado pra tirar fotos (e cada comentário sobre o teu cosplay é uma boa massagem no ego), enfim, diversão pura!.

Por volta das  14:30 a ansiedade toma proporções  bem elevadas e o nervosismo começa a afetar até o humor em determinados assuntos. A revisão dos itens recomeça, a procura dos cosplays  do grupo também, para ver se esta  tudo ok (e nunca está, pelo menos é essa a sensação, algo foi esquecido ou está errado), informar horário da apresentação, combinar as últimas coisas sobre o que será feito (um mini ensaio). Passada essa fase e iniciado os torneios, o problema é ver o nível dos competidores, a inevitável comparação do que  “ele” fez e você fez ou fará. O trabalho de dias e algumas noites posto a prova  ( já teve o sucesso ou crítica do publico quanto ao cosplay, e agora haveria o sucesso ou crítica no palco, dos jurados e do publico). Cada risada vinda do público é um prêmio enorme! Cada crítica construtiva guardada na memória para melhorar o cosplay.

Depois de ver todos os competidores,  resta apenas aguardar o resultado, o nervosismo é grande pois  tudo é decidido e você não pode fazer nada para mudar o resultado. Essa espera ao lado dos amigos\concorrentes é bem saudável e agradável! Um torce verdadeiramente pelo outro, e ver os amigos ganhar é quase tão bom quanto você mesmo conquistar o prêmio (não levei nenhum prêmio neste evento, mas ver amigos de verdade sendo premiados em quase todas as categorias foi tão bom quanto eu mesmo ter vencido). Mesmo depois de liberadas as notas ou resultado final, o nervosismo continua  por alguns minutos dando espaço aos poucos a sensação de “que venha logo o próximo evento pra recomeçar o ciclo”.

Fazer cosplay é ótimo e quase “viciante”, depois de começar é difícil parar porque a satisfação é enorme quando sai tudo certo, mesmo quando o cosplay é mega simples e poucos reconhecem. Quando sai errado, tire fotos, anote o que deu errado e conserte para o próximo evento ou para o dia seguinte se for possível. Não pense que por não ter ficado perfeito não haverá prazer em usá-lo, é difícil um cosplay sair com 100% de perfeição de primeira.

Em resumo, se eu tivesse que resumir o que é cosplay e apresentações, eu diria que são: estudo, pesquisa de preços e de materiais, trabalho de equipe, nervosismo, ansiedade, pressão, satisfação, recompensador, um vicio bom!

Anúncios

Diz aí o que você achou:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s