Ziks and Icyng – ON STUDY – Dicas de História!


Hoje sai o primeiro post do O.S. dessa semana.

http://tecnoarca.files.wordpress.com/2008/04/prehistoria.jpg

:O

Venho falar sobre pré-história!

Começando pelo começo:

Pré-Historia:

Devido à ausência de registros históricos, a fase que vai do surgimento do homem até, estima-se, 10000 a.c., é chamada de paleolítico.
Detalhes a lembrar:
O paleolítico se caracteriza pelo domínio de atividades primitivas, como caça, pesca e coleta. Nessa fase os homens eram nômades, viviam em cavernas e não havia “posses”, caracterizando um “comunismo primitivo”. Havia o domínio do fogo e uma prática religiosa caracterizada como “magia simpática”, a origem de todas as religiões.

Contudo, os grandes resfriamentos, extinções em massa, ausência de recursos… Todos esses fatores colocaram o homem primitivo “contra a parede” e para sair dessa “crise”, o homem acabou, eventualmente, descobrindo formas de manipular a natureza…

Começava o…

Período NeolíticoO períod0 que vai, mais ou menos, do ano 10000 a.c. até o ano 4000 a.c. é caracterizado pela mudança da relação do homem com o meio.
No neolítico o homem se tornou sedentário, construindo pela primeira vez casas e moradias. Esse fato ocorreu devido à necessidade de cuidar das plantações, agora prática do homem.
Com o domínio dos animas e das plantas, o homem agora tinha sustento e excedente de produção, surgiram “estoques”, as primeiras atividades artesanais. As sociedades se juntaram em clãs, da união desses clãs surgiram as aldeias e, da reunião das aldeias, as primeiras tribos.
Com isso a sociedade se tornava cada vez mais complexa e havia, já, divisão de trabalho. Contudo não havia noção de posse, ainda se caracterizando como “comunismo primitivo”.

 

No fim do neolítico aconteceu a

Idade do metais, caracterizada pelo domínio da metalurgia. Também caracteriza essa fase, que é uma fase de transição, o crescimento das cidades e da produção de excedentes. Surge, finalmente, o estado e as relações comerciais tornam-se mais intensas.
Surgem, assim, as primeiras civilizações.

Com o surgimento da escrita a história divide-se: passa da pré-história à história, devido à presença de registros escritos.

Abraços, Icyng!

Anúncios

5 comentários sobre “Ziks and Icyng – ON STUDY – Dicas de História!

Diz aí o que você achou:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s