12 dicas para ter uma alimentação saudável…

Começando mais um Forma & Saúde…Hoje é dia da Saúde !

A Organização Mundial da Saúde criou, em 1948, o Dia Mundial da Saúde a ser comemorado no dia 07 de abril para que se faça uma reflexão sobre determinado tema ligado à saúde e qualidade de vida.

O POVO Online

Ta, você não está entendo nada né ? O que um post de saúde está fazendo em meios de posts de animes, eventos, humor e etc…? Simples, muitos jovens que gostam desse tipo de cultura acabam não se interessando em cuidar da sua própria saúde. Hoje, no dia mundial da saúde, o Ziks and Icyng lhe dá 12 dicas para você melhorar, pelo menos, a sua alimentação.

  1. Mantenha uma alimentação regular e fracionada com 4 a 6 refeições por dia.
  2. Realize suas refeições em ambiente agradável evitando outras atividades como leitura, assistir TV ou conversas que desviem a sua atenção.
  3. Use sua criatividade para preparar refeições, combinando: cores, consistência e aromas.
  4. Prefira alimentos da época, frescos e com boa aparência. Veja mais abaixo as épocas com os seus respectivos alimentos.
  5. Mastigue bem os alimentos.
  6. Beba líquido, preferencialmente água, no período entre as refeições.
  7. Dê preferência a carnes magras, peixes, frango sem pele, leite desnatado e óleos vegetais como o de soja, de canola e azeite de oliva.
  8. Coma mais fibras, a partir de frutas e vegetais.
  9. Evite aliementos de difícil digestão à noite.
  10. Evite o consumo excessivo de sal nas refeições, lembrando que os alimentos industrializados o contém em quantidade.
  11. Coma com moderação e eventualmente: doces, sorvetes, biscoitos, bolos e produtos industrializados à base de farinha e gordura.
  12. Pratique atividades físícas regularmente, pois elas estão diretamente relacionados com a nutrição.

Época das frutas:

Ano todo:

Folhas – Frutas – Legumes – Leguminosas – Sementes e seus germinados.

Outono:
Abóbora, abobrinha, acelga, alface, batata-doce, berinjela, brócolis, chuchu, mandioca, nabo, pimentão, quiabo, rabanete, tomate, vagem, repolho, abacate, banana, caqui, coco, goiaba, jaca, laranja, limão, maçã, maracujá, melancia, pêra e tangerina.

Inverno:
Raízes e sementes
Abóbora, abobrinha, batata doce, berinjela, brócolis, cará, cenoura, couve-flor, ervilha, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo, acelga, alface, chicória (escarola), couve, espinafre, mostarda, repolho, banana, laranja, limão, mamão, melão, morango, pêra, pinhão e tangerina.

Primavera:
Abóbora, abobrinha, alcachofra, berinjela, beterraba, cenoura, chuchu, couve-flor, ervilha, mandioquinha, nabo, vagem, alface, almeirão, catalonha, chicória (escarola), repolho, banana, caju, laranja, melão, morango e pêssego.

Verão:
Abóbora, abobrinha, agrião, alcachofra, alho, batata-doce, berinjela, cenoura, chicória (escarola), chuchu, jiló, mandioca, milho verde, moyashi (broto de feijão), nabo, pimentão, quiabo, rabanete, repolho, abacaxi, abacate, ameixa, banana, caju, coco, figo, goiaba, jaca, laranja, limão, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, pêra e uva.

Cuide bem da sua saúde…

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