Ziks and Icyng – ON STUDY! – Dicas gerais para uma boa prova

Bom dia!
Começo hoje a escrever sobre o vestibular da Ufrgs.


Estarei dando algumas dicas, alguns toques, ajudando na medida do possível a todos vocês que, assim como eu, pretendem passar no vestibular.
(Portanto, tratem-me como uma pessoa caridosa e de bom coração, que ajuda até mesmo seus concorrentes… hehe).

Neste primeiro post vou dar algumas dicas de como fazer uma boa prova. Você pode pensar “que bobagem, fazer a prova é facil… é só fazer!”. Mas não é bem assim.

O Vestibular nada mais é que um concurso e se você vai tentar uma faculdade pública então sugiro que você tome alguns cuidados especiais com a prova.

Aqui vão 5 dicas para fazer a prova com calma e atenção, para garantir um bom desempenho:

1 – Descanse bem antes da prova.

Pode simplesmente parecer óbvio, mas nem sempre acabamos cumprindo à risca a regra de descansar bem. Não adianta ir dormir cedo só por ir dormir. Acabe com a ansiedade. Tome um bom banho, leia alguma coisa, veja algum programa de TV, aproveite para entrar um pouco na internet. Relaxar um dia antes da prova te deixa mais tranqüilo.

2 – Não fique obcecado pelo estudo.

Certamente um bom aluno é aquele que estuda, mas não adianta estudar MUITO, é preciso estudar BEM. Especialmente no dia das provas, intensificar o estudo é suicídio. Se você não entendeu até o dia da prova, só resta apelar para a decoreba e, todo mundo sabe, isso não é suficiente pra uma federal.

3 – Não apresse sua prova!

Faça a prova no seu ritmo, mas jamais faça a prova rápido. Fazer a prova rapidamente aumenta o risco de desatenção. Leia a prova com calma, não resolva nenhum exercício. Comece pela matéria com a qual você tem mais aptidão. Você tem muito tempo para fazer a prova, aproveite e descanse um pouco caso se sinta pressionado demais.

4 – Lembre-se: Os outros são como você.

A maior pressão possível na hora da prova é quando nos deparamos com aquela questão impossível, que parece feita apenas para acabar com a nossa felicidade. Quando nos deparamos com esse tipo de questão é comum que nos deseperemos, pois somos assolados por pensamentos do tipo “todos sabem essa, menos eu”. É um erro comum tentar apressar essa questão e “chutar aproximado”… Isso é suicídio. Apenas lembre-se que você não é o único a não saber uma questão. Acalme-se e pense em todo o seu conhecimento, talvez você até saiba resolver a questão.

5 (e mais importante) – ESTUDE! Com aplicação.

Não adianta tentar fazer aprova achando que estudou o suficiente. Estude desde já (por que não começou ainda?!?!?) para as provas, não perca seu tempo. Reserve um tempo para relaxar, mas lembre-se do seu objetivo principal, que é a sua tão querida vaga em uma universidade pública. Se você chegar na hora da prova desconfiando do seu estudo, muito provavelmente você irá sentir-se nervoso e acabará caindo nos problemas citados nos 4 tópicos anteriores.

Basicamente é isso. Seguindo essas dicas você poderá fazer a prova com absoluta calma e atenção e, muito provavelmente, será um candidato fortíssimo.

Abraços! Até mais.

Anúncios

Um comentário sobre “Ziks and Icyng – ON STUDY! – Dicas gerais para uma boa prova

Diz aí o que você achou:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s