Eventos de Anime: Por que são um sucesso?

Há um tempo, como todos os nossos leitores bem sabem, o ZaI tem se ocupado em noticiar fatos relacionados à cultura jovem japonesa, ou seja: mangá e anime. É fato comum que a maioria dos fãs de mangá e anime, os otakus, buscam o seus “bens de consumo” na internet. Para esse fim, a rede está repleta de fansubbers, scanlators e blogs à ZaI. Acontece que apenas isso não parece ser o suficiente: que graça tem obter tanto conhecimento e não poder trocar experiências humanas? Dessa vontade surgiu uma de nossas maiores paixões: eventos de anime.
“Evento de anime” é praticamente nome próprio, tem suas próprias características, tem seus próprios freqüentadores, seu próprio meio de fazer propaganda. Enfim, é realmente único. Mas, o que explica tamanha singularidade?

Como qualquer tipo de evento, ele é definido não pela vontade do produtor, mas sim pelo desejo dos fãs, ou seja: é um evento feito ao molde dos otakus. Para saciar a vontade de ler as publicações originais: bancas de mangá e mangateca; para satisfazer o gosto por animes: sala de exibição; para satisfazer a vontade musical: bandas e karaoke (batizado de animeke). Talvez só isso bastasse para fazer um bom evento, porém talvez só com isso, fosse um evento “basicão”. O que torna especial cada edição de cada evento é a interatividade promovida pelos organizadores e isso, não apenas, mas principalmente isso, é o grande mérito que tornou possível o enorme sucesso dos eventos.

O que atrai cada vez mais otakus aos eventos é exatamente a presença de otakus! Quem não gosta de encontrar pessoas semelhantes em gosto? Os otakus identificam-se uns com os outros e, por terem hábitos um tanto quanto semelhantes, é comum ouvir pessoas chamando umas às outras pelo nome do cosplay, ou com expressões comumente ouvidas em animes, como “kochi kochi” (aqui), “baka” e “aho” (idiota), “kimi” (você), “boku’ (eu) e etc.
Dá pra notar que é um hobbie que exige um certo conhecimento, não?

kakashi_cartoon Dragonball Cartoon Characters
Poder comparar-se ao seu personagem favorito e poder mostrar isso a todos faz parte de qualquer evento de anime!

Poder criticar cosplayers e gostar ou desgostar de uma ou outra banda fazem toda a diversão!

Por isso, esperamos mais um grande AnimeXtreme! A produtora já se mostrou competentíssima, realizando a maior primeira edição de um evento, o Animaheroes. Por isso, esperem outro grande evento e, é claro, como em todos os eventos daqui de Porto Alegre, esperem chuva!

Preparem suas gargantas, seus mangás, seu dinheiro e seus cosplays!
Até mais!

Anúncios

2 comentários sobre “Eventos de Anime: Por que são um sucesso?

Diz aí o que você achou:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s