IRIS – Instituto de Responsabilidade e Inclusão Social (Cães-guias para Cegos

Você deve estar se perguntando o que é isso ? O assunto da vez é sério !

Assistindo o programa da Rede Bandeirantes A Noite é Uma Criança que é apresentado por Evandro (quem assistiu ontem sabe o que eu to falando) Otavio Mesquita, achei interessante um instituto que auxilia as pessoas com problemas visuais à achar um cão-guia para si.

O instituto foi fundado em 2002 em São Paulo, sendo até hoje o único instituto com um instrutor reconhecido pela inglesa Interational Guide Dog Federation. Também sendo assim um instituto sem fins lucrativos.

Um pouco da história do cão-guia:

A tentativa de usar cão-guia surgiu em volta de 1780 no hospital para cegos “Les Quinze-Vingtz“, Paris. Em 1788, Josef Riesinger, treinou um cão da raça spitz (imagem ao lado), ele treinou tão bem que as pessoas duvidavam que ele era cego.

Os treinamentos começaram à ser feitos por volta da Segunda Guerra Mundial, quando soldados voltavam da guerra cegos. Após foi criada a primeira escola para cães e assim foi indo até a prática ajudar o tanto que ajuda os cegos hoje.

O instituto IRIS já tem uma parceira com o instituto americano LeaderDogs. Quem apóia o instituto é a atriz brasileira Deborah Secco.

O instituto não tem fim lucrativo mas precisa de doações para ajudar à continuar executando suas ajudas aos cegos. Você pode ajudar com qualquer quantia, clicando nesse link, você verá várias maneiras de doar.

Ainda, no site, você pode ver várias dicas de como tratar um cão-guia e como ajudar um cego. Você também pode solicitar um cão-guia para o seu conhecido.

Veja o site clicando no link abaixo. Ajude.

IRIS – INSTITUTO DE RESPONSABILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL

11 comentários sobre “IRIS – Instituto de Responsabilidade e Inclusão Social (Cães-guias para Cegos

  1. Gostaria de orientação para doar uma cachorra Labradora Inglesa,(LIZ) de quatro meses. Estamos saindo de São Paulo e solicito uma orientação. LIZ possui todos doctos, vacinas, e um filhote da Grã-Bretanha, tb já vem com chip. Solicito uma orientação, aguardo. Obrigada

  2. Sou Farmacêutica, más quero mudar de ramo, tenho um labrador, meu xodo, sou apaixonada por caes, por esse tipo de trabalho, estou a procura de um lugar para estar mais proximo desse trabalho, gostaria muito de uma oportunidade, por favor me ligue 12 91918024. moro em sjcampos, preciso de uma oportunidade..
    Cintia

  3. TENHO UMA LABRADORA, ELA VAI FAZER 2 ANOS. ESTOU DOANDO SEM CUSTO ALGUM, QUEM QUISER RESPONDER AO MEU E-MAIL.

    VIVIANE

    • oi tenho um tio que perdeu a visão e nos nao temos condiçoes muito boa mas eu queria conseguir um cao gui pra ele sera que nao é muito dificcil alguem me ajudar fiquem com deus e eu agradeço qualquer que for a resposta

  4. gostaria de ter mais informaçoes sobre adotar cachorros p si integrar na familia quando estiver pequeninos p depois ser adestrados .sou mae de uma filha gabriela 12 anos e estou gravida de 6 meses moro e trabalho em barretos e minha familia adora cachorros aonde posso me cadastrar obrigada

  5. meu nome é sidney tenho um sobrinho que perdeu a visão dos dois olhos aos tres anos de idade e nois necessitamos muito de ajuda.pois nao temos condiçoes de compra um cao guia.qualquer tipo de ajuda ligar 92786837 ou 33726953.por favor ajuda-me

  6. tenho 3 anos perdi a visão devido a cancer de retinoblastoma
    foi retirado todo o meu globo o cular direito e esquerdo, minha mãe e meu pai não tem condiçoães de comprar me ajudem a tewr uma vida melhor !

  7. Preciso de uma doação de um cão guia para que acompanhe um irmão deficiente visual no Rio de Janeiro.

  8. Me desculpe, mas não tenho muita informação sobre registro. Sugiro que você visite o site do instituto (link no fim do post) e tente comunicar-se com eles. Com certeza eles lhe darão maior auxílio que nós.

  9. bom eu queria sabe como posso cadastrar minha irmã que tem deficiência visual a ter um cão guia
    ela tem glaucoma congenita as 5 anos ela perdeu totalmente a visão ela nessecita muito de um cão guia ela mora com a minha avó materna e depende muito dela

Diz aí o que você achou:

