Discussão cultural: Misto-quente ou torrada?

Olá a todos! Tive essa idéia devido às discussões que todos os meus amigos travam comigo e, aproveitando que o ZaI não é só de POA, vim expor uma irritante discussão: Misto-quente = torrada?

Vamos à historinha:
Um belo dia eu estava na casa do Jota durante o período da manhã (liguagem formal para dizer: acordamos quase meio dia). Durante um acesso de loucura/bondade, o ele me diz: “vou preparar uma torrada pra ti”, ou algo assim, não me lembro exatamente. Eis que vou à cozinha e não encontro torrada nenhuma. Volto e digo: “Só tem um misto-quente, não vi torrada nenhuma”. Desde esse instante, meus lanches tornaram-se torturas.

Para minha grande surpresa, não era só o Jota, todos que conheço chamam misto-quente de torrada. Isso acontece por que, do rio Mampituba pra baixo, todo mundo é estranho!  Ops… quer dizer, gaúcho!
Em todo o Brasil, torrada é isto:
https://i0.wp.com/1001gatos.org/wp-content/uploads/2008/02/big-bang.jpg
e misto-quente é isto:https://i1.wp.com/www2.uol.com.br/jornalgazetadolitoral/culinaria/tostex.jpg
Aqui, no nosso querido território pseudo-separatista, as pessoas tem costume de chamar as coisas do que bem quer e eu, por estar habituado a outras expressões, sofro represálias.
Apesar de tantas discussões inúteis, é magnífico ver a diferença cultural que existe entre uma parte do país e a outra, o que me dá a idéia de fazer um post, não muito original, mas interessante, mas isto é outro assunto.

Pois bem, problema é que eu, por ser baiano, criado por uma carioca e um curitibano, morando em Porto Alegre, chamo misto-quente de misto-quente e torrada de torrada e sou criticado por causa disso!
E então,  leitor, o que você acha?
Saborosos mistos-quentes são torradas?
Quero a sua opinião!

9 comentários sobre “Discussão cultural: Misto-quente ou torrada?

  1. Se torrada é pão assado misto quente é queijo e presunto esquentados… Sorry mas n sou gaúcha, sou no nordestina nascida no estado do Rio Grande do Norte e pra mim é torrada de queijo e presunto, torrada de queijo, torrada pura (e por aí vai)…

  2. Bom a diferença é que Torrada não contem nada e o misto quente já contem algo, a torrada é só o pão já o misto quente contem alguns ingredientes a mais para aqueles que duvida é só procurar no wikipedia ou no google tava procurando sobre o misto quente agora.

  3. Para nós gaúchos, o pessoal lá de cima é q é estranho, rsss…
    Chamamos de torrada sim o tal de “misto-quente” de vcs. Afinal o pão vai para a torradeira e cozinha tudo, derrete o queijo, etc…
    Quando queremos uma torrada simples, pedimos uma torrada simple, torradinha, ou mesmo torrada de uma fatia, o pessoal lá de cima é q complica tudo mesmo, rssss…

Diz aí o que você achou:

