Novas regras da Língua Portuguesa começam a valer no início de 2009

El çei qui el iscrevo tuldo erado, más decha acim, ta bon acim.

A partir do dia 1º de Janeiro de 2009, as novas regras começaram a valer. Entre 2009 e 2012 (4 anos) o Brasil terá um período de transição, assim fica valendo a regra antiga e a nova regra proposta.

De acordo com especialistas da língua portuguesa, 0,45% da palavras portuguesas sofrerão mudança (isso é muito).

As novas chatas regras são estas:

Acentos diferenciais: será suprimido acentos como o de “pára”, do verbo parar;

Acento circunflexo: somem os acentos de “vôo” ou de “crêem”;

Trema: deixa de existir. A grafia passa a ser: linguiça e frequente;

Acentos agudos de ditongo: somem os acentos de palavras como “idéia”, que vira “ideia”;

Hífen: palavras começadas por “r” ou “s” não levarão mais hífen, como em anti-semita (ficará “antissemita”) ou em contra-regra (ficará contrarregra);

Novas letras: há a incorporação do “k”, do “w” e do “y” ao alfabeto. O número de letras passa de 23 para 26.

Fonte: Educação 360.

Você gostou ? Participe, votando ou comentando:

Anúncios

49 comentários sobre “Novas regras da Língua Portuguesa começam a valer no início de 2009

  1. O objetivo da mudança é justa, pois é interessante haver aproximação entre os países que falam português. Se tanta gente reclama que a língua unversal, atualmente, é o inglês por quê reclamar das novas regras do português? Não dá para entender. Temos que proteger a nossa língua tornando-a mais facilmente oompreendida pelos outros países, inclusive para nós quando quisermos conhecer esses países, não acham?

  2. Já é difícil aprender as regras existentes, ainda mais re-aprender as que já custamos a aprender!!!!

  3. NOssa!!!que coisa mais absurda.Já não foi nada fácil aprender todas aquelas regras chatas de portugûes,agora ainda tem mais essa de novas regras?
    Como é que vai ficar nossa cabeça?Acredito que será muito díficil pra gente se acostumar.só poorq o Anoo passa q a liingua portuguesa teem q mudar né.sii liga.ninguém merece.agora só falta ‘português’daqui pra frente si escrever portúguês ..num é mesmo pooo!

  4. eu tenho certeza que o presidente so quiz melhora o ensino da língua português mais com isso ele fez uma grande trapanhada pois no meu caso e de varias pessoas que ja passaram do ensino médio como que vai fazer para aprender tudo de novo pois o português e a matéria mais especifica mais cheia de regras e agora o que vamos fazer pois muita gente ja sairam da escola a muito tempo e não tem mais tempo de volta aos estudos como varemos cursos publico presta o vestibular fazer redação me desculpe se tiver erro mais ainda não to sabendo algumas regras tchau.

  5. chatise demoro um tempão para aprender o portugues e agora tenho que aprender tudo dinovo e pior diferente cccccccchhhhhhhhaaaaaaattttttiiiiiiissssssseeeeeeeeeee

  6. Seria de uma maneira inesperada eu na minha conceção ou concepção ou ainda concepão? dizer que ao concordar com essas novas regras seria facil, ou aderir ao vocabulario “internetes” porquê (op’s) porque não colocar então o vc ao inves de você e o tb ou ate mesmo o xD ou para mostrar o quanto estamos felizes em saber que nossos acentos e “tracinhos” tão preciosos que aprendemos com mui esforço, nos primeiros anos de colégio, não falo como uma pessoa que tem 50 ou 60 anos, e sim como uma pessoa de 20 anos de idade que mesmo com alguns propositos na vida não deixa simplesmente passar por uma simples contrarregra ou contra – regra que seja , inserimos tambem em nosso vocabulario o simples fest food como algo incomparavel aos nossos paladares, escrevendo nossos textos e poesias com mais enfase de uma maneira em que ate o ano de 2012 estaremos escrevendo e falando de uma maneira diferente, nossos filhos e netos falarão cinQUENta ao inves de cinqüenta, e no momento ao inves de se preocupar com meus filhos e netos, porque não se preocupar com os administradores e empresarios de hoje ou oje? nessa ficção ou fição de algo melhor na nossa incredula linguistica, nossos avós não se importam tanto como nos, pessoas que daqui a 40 anos oviremos o breve “sotaque” Portuguessss de Portugal ecoando em nossos ouvidos num simples voo de 11 de setembro como terrorista amendrontando nosso sintema nervoso, com a bela e incomparavel lingua Brasileira , que nosso amando BraZZZZil, sera comparado aos nossos amados de todo mundo, em relação a preconceito, o mundo deveria ter cuidado ao falar do nosso BraSSSil… meus caros amigos internautas obrigada pela atenção um em exelente final de ano com muita paz e saude … agradeço a todos …
    Larissa ZiM…

    • sou a favor de algumas mudanças na lingua portuguesa . Por exemplo: trema ; acento agudo ; circunflexo , muitos desses acentos na minha opinião , é só enfeite . Nossa gramatica tem que ficar menos complicada.

  7. agente leva um tempão para aprender as coisas para chegar uma pessoas e mudar tudo, tudo que aprendemos nada mais valera, poxa, na moral isso não esta ajudando esta atrapalhando

  8. NOssa!!!que coisa mais absurda.Já não foi nada fácil aprender todas aquelas regras chatas de portugûes,agora ainda tem mais essa de novas regras?
    Como é que vai ficar nossa cabeça?Acredito que será muito díficil pra gente se acostumar.

  9. Eu acho um pouco exagerado essa ideia ( sem acento), pois, custei aprender as outras regras que não são nada facil, imagine agora, se isso foi ideia(sem acento) do presidente deve ser por q pra ele era muito dificil por os acentos .

  10. Isso é falta de ter o que fazer, o Brasil tem a sua personalidade própria não precisa ir no embalo de ninguém. De foi esta idéia, não foi sua Sr presidente ou foi? REPROVADA.

  11. Isso é riticulo ja é complicado na regra anterior imagine na nova deveriam valorisar mais o português onde ja se viu escrever limguiça em vez de lingüiça.

    • pow cara, tadinha da Aline…
      ela não sabia nem escrever as regras antigas, imaginem as novas!!!
      Onde já se viu: “valorisar” ou “riticulo” ou “limguiça”!!!
      SOCORRO né?!

  12. pow..nd haver as novas regras.
    Até pq fomos alfabetizados de uma forma
    e agora vem as novas regras nao concordo
    mesmo acho um absurdo!
    obrigada..

  13. eu acho isso uma tremenda falta do q fazer de quem inventou de modificar a gramatica,pois p/as pessoas q ja concluiram os estudos vai c mto ruim…
    eles deveriam é se preocupar de modificar é outras coisas,tipo o codigo penal,etc…

  14. na minha opinião temos muitas coisas a ser mudada em nosso País ,eu acho que outros países que tem que se adapitar a nossa regra atual.Isso vai dar um rolo na cabeça das pessoas que já concluiram os seus estudos como eu meu esposo.

  15. na minha opinião temos muitas coisas a ser mudada em nosso País ,eu acho que outros países que tem que se adapitar a nossa regra atual.Isso vai dar um rolo na cabeça das pessoas que já concluiram os seus estudos como eu meu esposo.

  16. não gostei da nova regra ortografica, é muito difícil vc aprender durante toda sua vida a escrever de uma maneira e, de repente vc discubrir q tá tudo errado. É claro q todos temos a capacidade de aprender novamente, no entanto existem pessoas q não tem acesso ao meio de informações que muitos tem.

  17. eeeeeeeeeeeeu ODIIEEEEI PROFUNDAMENTE NAS NOVAS REGRAS !
    SÓ TÃO SERVINDO PARA DAR UM NÓ EM NOSSAS CABEÇAS , JA ACABEI O ESTUDO E PRA FAZER CONCURSO TEREI QUE ESTUDAR TUDO ISSO DINOVO –‘
    NINGUEEM MEREÇEE !

  18. Eu acho isso um absurdo!
    Isso é só pra confundir mais a cabeça das pessoas!
    Aqueles que já tem estudo completo não vão aprender nunca essas regras!
    Nós já fomos alfabetizados com essas regras!
    Agora para as crianças que estão começando a estudar vai ser mais simples, porque elas já serão alfabetizadas com essa nova regra!

    Essa mudança é um absurdo total!

  19. As regras novas não é falta do que fazer da parte dos políticos não, é porque o Brasil, e tantos outros países de lingua portuguesa vão igualar a escrita pra ficar mais fácil de fazer as negociações e etc…
    Então não é só o povo do Brasil que vai mudar não……..

  20. Isso é só pra dar´um nó nos miolos da gente. Está sendo mt difíciil pra mim escrever palavras q eram acentuadas sem acento… Como citaram acima, o Brasil tem inúmeras coisas pra fazer e preocupar-se, ao invés de ficar mexendo no q está pronto como a Língua q falamos, deveria preocupar-se em melhorar toda essa desigualdade social que há… A começar pela educação!

  21. Eu fico pensando: para tudo há uma justificativa, claro. Dizem que é para a integração dos países que falam português. Bem, mas a gente sabe que isso só se torna fácil, ou menos complicado, para nós que já sabíamos da regra antiga. Como saberíamos pronunciar ciqüenta corretamente, se agora ele virou cinQUENta? Ficaria mesma pronúncia de QUENtinha? Claro, é uma comparação alheia, só pra não quebrar o raciocínio. E a causa da mudança é boa? Querendo ou não, temos quatro anos pra nos despedirmos do antigo e se adequar o novo (adequado?).

  22. essa regras sera muito ruin para quem terminou e que pode se da mal no concurso por que pode complicar para que ja terminou podera complicar o futuro de algumas pessoas

  23. essa regras sera muito ruin para quem terminou e que pode se da mal no concurso por que pode complucar para que ja terminou podera complicar o futuro de algumas pessoas

  24. eles podiam fazer uma lei contra os bandidos tbm outras leis
    t mais e uma boa sorte para mim que tenho 12anos que tenhu 5anos so na escola e pretendu estudar muito pq essas lei ai mecheu com a minha cabeça vcs axa ja viram como ja fez com aminha cabeça coitado0s das pessoas que ja nao estuda mais
    obrigada
    antens9iosamente GrAzI

  25. eu axei uma VERGONHA pq eu tenhu 46anos de idade i tenhu o esino medio complet facu e tenhui ue estudar tudu de novo para aprender esass normas “regras” de lingua portuguesa
    obrigada anteciuosamernte
    bjus

    t + um feliz carnaval

    obrigada por ezsas normas “redgras “normaiws

  26. Não concordo de jeito nenhum isso só vai atrapalhar pra quem já se formou,não tem lógica!!!!!!!!!!
    Só mesmo o Brasil!!!!
    Tem que haver alguma maneira de cancelar esse acordo!

  27. O “Brasil” deveria se preocupar em mudar as leis que só beneficiam os bandidos e os políticos.

  28. Seria de uma maneira inesperada eu na minha conceção ou concepção ou ainda concepão? dizer que ao concordar com essas novas regras seria facil, ou aderir ao vocabulario “internetes” porquê (op’s) porque não colocar então o vc ao inves de você e o tb ou ate mesmo o xD ou :) para mostrar o quanto estamos felizes em saber que nossos acentos e “tracinhos” tão preciosos que aprendemos com mui esforço, nos primeiros anos de colégio, não falo como uma pessoa que tem 50 ou 60 anos, e sim como uma pessoa de 20 anos de idade que mesmo com alguns propositos na vida não deixa simplesmente passar por uma simples contrarregra ou contra – regra que seja , inserimos tambem em nosso vocabulario o simples fest food como algo incomparavel aos nossos paladares, escrevendo nossos textos e poesias com mais enfase de uma maneira em que ate o ano de 2012 estaremos escrevendo e falando de uma maneira diferente, nossos filhos e netos falarão cinQUENta ao inves de cinqüenta, e no momento ao inves de se preocupar com meus filhos e netos, porque não se preocupar com os administradores e empresarios de hoje ou oje? nessa ficção ou fição de algo melhor na nossa incredula linguistica, nossos avós não se importam tanto como nos, pessoas que daqui a 40 anos oviremos o breve “sotaque” Portuguessss de Portugal ecoando em nossos ouvidos num simples voo de 11 de setembro como terrorista amendrontando nosso sintema nervoso, com a bela e incomparavel lingua Brasileira , que nosso amando BraZZZZil, sera comparado aos nossos amados de todo mundo, em relação a preconceito, o mundo deveria ter cuidado ao falar do nosso BraSSSil… meus caros amigos internautas obrigada pela atenção um em exelente final de ano com muita paz e saude … agradeço a todos …
    Larissa ZiM…

  29. Seria de uma maneira inesperada eu na minha conceção ou concepção ou ainda concepão? dizer que ao concordar com essas novas regras seria facil, ou aderir ao vocabulario “internetes” porquê (op’s) porque não colocar então o vc ao inves de você e o tb ou ate mesmo o xD ou :) para mostrar o quanto estamos felizes em saber que nossos acentos e “tracinhos” tão preciosos que aprendemos com mui esforço, nos primeiros anos de colégio, não falo como uma pessoa que tem 50 ou 60 anos, e sim como uma pessoa de 20 anos de idade que mesmo com alguns propositos na vida não deixa simplesmente passar por uma simples contrarregra ou contra – regra que seja , inserimos tambem em nosso vocabulario o simples fest food como algo incomparavel aos nossos paladares, escrevendo nossos testos e poesias com mais enfase de uma maneira em que ate o ano de 2012 estaremos escrevendo e falando de uma maneira diferente, nossos filhos e netos falarão cinQUENta ao inves de cinqüenta, e no momento ao inves de se preocupar com meus filhos e netos, porque não se preocupar com os administradores e empresarios de hoje ou oje? nessa ficção ou fição de algo melhor na nossa incredula linguistica, nossos avós não se importam tanto como nos, pessoas que daqui a 40 anos oviremos o breve “sotaque” Portuguessss de Portugal ecoando em nossos ouvidos num simples voo de 11 de setembro como terrorista amendrontando nosso sintema nervoso, com a bela e incomparavel lingua Brasileira , que nosso amando BraZZZZil, sera comparado aos nossos amados de todo mundo, em relação a preconceito, o mundo deveria ter cuidado ao falar do nosso BraSSSil… pois quando chegamos em outro pais como EUA ou ITALIA, se estiver um brasileiro em uma de suas lojas eles simplesmente prestam mais atenção, não por ser uma pessoa de respeito pelo seu futebol ou samba, que de uma maneira ou outra é vulgar, mais sim que no minimo sendo um brasileiro ou é um ladrao ou uma prostituta, meus caros amigos internautas obrigada pela atenção um em exelente final de ano com muita paz e saude … agradeço a todos …
    Larissa ZiM…

  30. Vamos nos conformar com a burrice… vamos tirar os acentos… afinal de contas é mais fácil do que estudar… e vamos esperar… para vermos as turmas de formandos apartir de 2015, saindo das universidades sem nem ao menos saber escrever… Para que tentar evolui?? se sempre acabamos sendo uma colônia de Portugal.

  31. Eu acho que essas regras são para o nosso melhor. Ih rapidim agente acostuma…Essas regras tbm não são um “BICHO DE 7 CABEÇAS”, vc vai apenas tirar os acentos e os tremas. Concordo com vc marilda vai ser muuito dificil para as pessoas mais velhas. ‘^^

  32. O Brasil é mesmo uma droga! Eles deveriam se preocupar em mudar a educação, acabar com a fome e dar mais empregos aos necessitados, ao contrário de querer mudar a escrita. Que coisa mais sem fundamento. Comparado aos outros países, o Brasil nunca irá crescer mais do que se parece! Não concordo..

  33. se as regras antigas já confundem, imagina as novas… :S

    bom, agora nois teim um argumento pra escreve errado :P

    msn: **********@*******.com [depois de add tira meu msn do comment ;)]

Diz aí o que você achou:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s