Saiba tudo sobre o Dia da Votação (5 de Outubro)

Eleições de 2008 ! Primeiro turno acontece neste domingo, dia 5.

Estavam achando estranho que o Blog não tinha falado sobre isso…:D

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) serão 128.805.829 eleitores aptos à votar.

O voto é obrigatório para quem tem idade entre 18 anos e 70 anos. Os eleitores de 16, 17 e mais de 70 anos e ainda analfabetos, terão os seus votos facultativos.

O TSE está disponibilizando em seu site uma página que o eleitor pode consultar onde poderá votar. Para consultar você precisa ter em mãos o número do título eleitoral. Para acessar a página clique aqui.

Como dito antes, o dia da votação é neste Domingo (5), o horário de votação é das 8h às 17h. Se você estiver na fila às 17h01min você poderá votar, pois após o horário, só poderão votar quem já estiver na fila (será distribuido senhas aos que estiverem na fila).

Lá na hora da votação, você terá que ter o Titulo de Eleitor ou Documento com Foto.

ATENÇÃO ! NÃO PODE USAR CELULAR NO DIA DA VOTAÇÃO ! No dia 5 ninguém poderá usar alto-falantes e amplificadores de som. Fazer boca de urna e divulgar qualquer tipo de propaganda de partidos e seus candidaos, por meio de cartazes, bonés, publicações e inclusive BROCHES.

Como voto ?

Primeiramente você terá que votar em Vereador (5 dígitos). Assim que você digitar, na tela aparecerá o nome, a fotografia, o número do candidato, ea sigla do partido e o cargo disputado. Se tudo estiver correto, com o vereador que você prefere, tecle [CONFIRMA], se estiver errado tecle [CORRIGE].

Depois a urna vai mostrar o espaço para a votação para Prefeito (2 dígitos). Como nas instruções anteriores você pode corrigir. É possível corrigir quantas vezes for necessário.

Se você optar por votar branco tecle [BRANCO] e em seguida [CONFIRMA].

O voto nulo acontece quando o eleitor vota em um candidato inexistente. Para evitar esse tipo de problema o TSE recomenda que o eleitor leve anotado.

Se você quiser fazer uma simulação, você poderá usar o simulador do TSE. Para usar clique aqui.

Simulador do TSE

Tem preferência para votar: Candidatos, Juízes, Auxiliares de Juízes, Servidores da Justiça Eleitoral, Promotores Eleitorais, Policiais Militares em serviço, Eleitores maiores de 60 Anos, Enfermos, Portadores de Necessidades Especiais, Mulheres Grávidas e Lactantes.

Quem não puder votar vai ter que justificar o seu voto no dia da eleição, no mesmo horário (8h às 17h). Você poderá entregar o formulário preenchido no local mais próximo que você estiver. Para fazer o download do formulário clique aqui. Caso você não justificar no dia, você terá 60 dias (até 4 de Dezembro) apresentar a justificativa no cartório eleitoral.

Quem estiver fora do país terá 30 dias após o retorno ao Brasil, para justificar. O eleitor deve ir ao seu cartório eleitoral levando obrigatóriamente o passaporte e a passagem.

Fonte Base: G1.
Anúncios

Um comentário sobre “Saiba tudo sobre o Dia da Votação (5 de Outubro)

Diz aí o que você achou:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s