Google comemora os 10 anos

Hoje o nosso querido buscador de sites, imagens e notícias está fazendo uma década de existência. Hoje fizemos um grande especial sobre o Google. Como tudo aconteceu, os bastidores do trabalho dos Googlers e muito mais.

27 de Setembro de 1998, ideía dos estudantes Larry Page e Sergey Brin. O projeto de fazer o site se chamava incialmente de Backrub.

Larry e Sergey decidem que o projeto teria que ter outro nome…GOOGLE !

O nome Google é uma brincadeira com a palavra Googol (é um termo matemático de designa o número 1 seguido de 100 zeros), neste tempo já mostra o quanto os estudantes queriam fazer.

No começo os estudantes alugaram uma garagem para fazer como espaço de trabalho do site:

Quem poderia imaginar que o Google já foi comandado em uma garagem…

No dia 11 de Novembro de 1998 (eu estava fazendo 7 anos :D) o site é hospedado na universidade.

Assim foram vindo mais funcionários para comandar o Google, chegou uma hora que a garagem que ficava em Menlo Park acabou ficando pequena para 8 funcionários, então foram para Palo Alto.

Em 1999 o nome Google já estava “domando” todo mundo, batizavam os funcionários do buscador de Googler’s. Com isso foram criando outros nomes, como Noogler (novo funcionário), Gaygler ( os que tinham “felicidade” sobrando” ) e Greygler (um Googler de velho).

E a empresa foi aumentando…e então tiveram que se mudar de novo, agora foram para Mountain View na Califórnia, onde, atualmente a maioria dos funcionários estão trabalhando.

Foto recente

E a “casa” Google foi aumentando…contrataram até chef exclusivo para a empresa. Charlie Ayers foi o primeiro chef, especialmente nas sexta-feiras ele servia frutos-do-mar.

Assim como recentemente o Yahoo! tem um ponto de exclamação em seu nome, o Google já teve, também, o ponto de exclamação em seu nome ( uma das imagens acima mostra o logo com o ponto “!”). Com isso, em 1999 foi retirado o “!” e assim já começou a ficar com a “cara” que nós conhecemos hoje.

Em 11 de Julho de 2000 a página alncança 1 bilhão (1.000.000.000) de sites indexados.

Neste mesmo ano o Google fica como buscador de sites padrão do site Yahoo! (olha só…que coincidência) e com isso começa a fazer negócios…traduzem para 10 idiomas fazem a primeira brincadeira com o 1º de Abril.

Em 1º de Abril de 2000 a Google lança uma falsa notícia que poderia ler a mente de quem estava usando o site, apenas fixando o olhar em uma figura:

Em 11 de Dezembro eles lançam a barra de Ferramentas do Google.

Já em 2001 o Google já alcançava 26 idiomas e mais um idioma especial, conhecem Muppets ? O Chef Sueco (imagem ao lado) do Muppets ganha um idioma no Google Bork, bork, bork!, se você tiver interesse em ver o site no idioma é só clicar aqui.

Em 31 de Março de 2001 o logo do site foi finalmente centralizado (grande diferença, não ?), até hoje o logo fica no centro. Veja a imagem abaixo:

Em 1º de Agosto o Google abre um escritório Interncaional, o local escolhido: Tóquio !

Já em Julho o Google lança a pesquisa de imagens (*-*). Um pouco depois, em dezembro o site já conta com 3.000.000.000 de sites.

No ano seguinte o Google faz parceria, também, com a America Online, hoje conhecida como AOL. Logo depois chega Abril novamente, e novamente o Google brinca com os usuários, dizendo que os resultados das pesquisas eram acionados por pombos.

Em 2002 resolveram fazer com muita diversão um Google Dance no escritório principal, em Mountain View.

Muitas outras fotos clicando aqui.

Logo após lançaram o Google Notícias, inciando assim uma busca de notícias com 4 mil fontes.

Já em 2003, no meio do mês de fevereiro o Google adquiri a criadora do Blogger.

Um ano depois o Google alcança nada mais, do que 6.000.000.000 de sites indexados :D No mesmo ano eles lançam o Google Local, que hoje é o Google Maps e o querido dos miguxos e polêmicos aos políticos, o ORKUT.Em 22 de Janeiro lançam o Orkut, um meio de se comunicar socialmente em rede.

A brincadeira do dia 1º de Abril, do ano de 2004, muita gente caiu, a história era o lançamento do Googlunaplex, que seria um complexo de psquisas na Lua. Juntamente com a piadinha eles lançaram o GoogleMail ou GMail, como a maioria conhecem. Nisto ficou a questão, o que era verdade ? Como para ter o GMail era preciso ser convidado, a questão ficou: O que é verdade o Googlunaplex ou o GMail ? Era o GMail. :D

Em fevereiro de 2005 o GoogleLocal passa a ser Google Maps, com muitas novidades.

A brincadeira de 2005 foi divertida até, tava na cara que não era verdade :D Eles estavam lançando uma bebida chamado de Google Gulp. Além da mentira a bebida estava em fase de beta, então o nome tinha ficado como Google Gulp beta.

Depois em maio, o Google lançou o iGoogle, a página incial personalizável, podendo assim criar módulos de conteúdos escolhidos pelas pessoas.

No mês seguinte o Google mostra o seu maior projeto, o Google Earth, com ruas, divisões e construções em 3D do mundo inteiro.

Com o sucesso do nome Google, algum dia ia acontecer de alguém colocar no nome de seu filho o nome Google, o nerd simpático foi Elias Kai, o nome de seu filho ficou como Oliver Google Kai.

Já em 2006 o GMail foi avançando, ganhou até bate-papo pelo email…enquanto isso o Google alcança 40 idiomas. Em setembro do mesmo ano, o Google adquire o grande ilTubiu YouTube.

Em Novembro o Google decide fazer um momento meigo em todo mundo, DIA DO PIJAMA. Todos das empresas Google poderiam vir trabalhar de pijama, alguns tiveram vergonha e não vieram…[Esses são sem graça].

2007 é aberto com o GMail aberto para todos :D. Não precisava mais alguém convidar para poder ter um Gmail. Ano passado no Google teve ao dia do pijama e no ano de 2007 a festa é outra, é o Halloween no Google.

Finalmente o último ano, o ano que o Google comemora os seus 10 anos. O ano começou com a compra do DoubleClick.

O costume de fazer piadinha em Abril foi de mais esse ano. Foram 16 piadinhas espelhadas pelo mundo inteiro. O Virgle, o AdSense com conversas, o despertador e os anúncios.

Em Julho deste ano, o Google alcança a grande meta de 1 trilhão de sites. 1.000.000.000.000 de sites, é muitos sites…

No começo deste mês, quando o Google faz o seu 10º Aniversário eles lançam o Google Chrome, um navegador da Web que possui muitas funções e sua “leveza” faz com que os usuários gostem mais dele. Se você quiser testar/usar é só clicar aqui para saber mais.

Dois dias depois eles lançam a nova versão do Picasa, que veio com recursos apra criação de filmes e edição de imagens. Logo após eles mostraram o telefone do Google o G1. O telefone promete boa concorrência com o iPhone.

Agora o Google pretende ter páginas de jornais do mundo inteiro para colocar no Google Notícias.

O que o Google vai apontar agora ?? Vamos epserar…

Fonte: Google 10 anos.
Anúncios

4 comentários sobre “Google comemora os 10 anos

Diz aí o que você achou:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s