LHC – Grande Colisor de Hadrons

O assunto mais falado do momento! O LHC, “Large Hadron Collider”.
Mas o que é?
Pra que serve?
Será só sensacionalismo?

Fim do mundo?https://i2.wp.com/www.interactions.org/sgtw/2006/0111/images/lhc_welding_700.jpg

O LHC, construído pela Organização Européia para Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês) é um equipamento montado a fim de recriar as condições do início do universo, como o conhecemos. A engenhosa máquina teve um custo de 8 bilhões de dólares, abrangendo a área de uma circunferência de 27 km. A engenhoca localiza-se na fronteira entre a França e a Suíça.

Na primeira fase do experimento os cientistas tentarão obter respostas concretas sobre a origem do universo.  Superada a primeira fase, os cientistas lançarão prótons na direção contrária a uma velocidade equivalente a 99,99% da velocidade da luz, causando colisões. Essas colisões gerarão um calor de mais de 100 vezes o calor do sol, por isso o resfriamente com hélio superfluido, mantendo a máquina a -273,1 Cº. Este calor tão intenso será gerado em um espaço minúsculo, sendo muito concentrado. Com isso, os cientistas esperam observar o surgimento de matéria a partir do “nada”.

Ao ser ligada, nesta quarta-feira, foram geradas colisões de baixa intensidade. No período do inverno europeu, o LHC será fechado para que a máquina possa ser preparada para colisões de alta intensidade, chegando às respostas concretas.

Para armazenar todos os dados do experimento serão necessários mais de 100 dvds de camada dupla por ano.
Concluídas as “apresentações”, vamos as aspecto “caos” da coisa:
Eu ouvi por aí diversas vezes que o experimento não é seguro, que seria o fim do planeta, pois, com os choques entre partículas, o LHC criaria buracos negros de densidade suficiente para “engolir” a Terra.
Ora, os cientistas teriam então de ser loucos para deixar que algo assim fosse feito… O fato é que muitos dos comentários contra o experimento tem um dedinho de “imparcialidade” Cristã. Ora! No século XXI ainda temos que ficar ouvindo o que contos de fada tem a dizer? Vamos ver o que Stephen Hawking (renomado físico, de grande fama) tem a dizer sobre o LHC:
“Se as colisões no LHC criarem um micro buraco negro, e isso é pouco provável, ele apenas evaporará novamente, produzindo padrões característicos de partículas”

Fato é que os cristãos tem receios de que a “origem” seja provada, reduzindo “deus” a, no máximo, o nome de uma partícula devidamente catalogada.
Sim! Há receios por parte de religiosos, inclusive de cientistas que porventura apóiem a idéia de “deus”.
É com muita alegria que vejo a humanidade conseguindo respostas aos mistérios antes insolúveis, mistérios antes cabíveis à religião. Vamos a uma nova era! Pressinto mudanças no rumo da humanidade, e estou feliz com isso!

Abraços a todos, Icyng – Trazendo ciência ao blog!

fontes: http://noticias.terra.com.br/ e http://br.reuters.com/

Anúncios

Um comentário sobre “LHC – Grande Colisor de Hadrons

Diz aí o que você achou:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s