Monteiro Lobato…

Moneiro Lobato“Ah denovo, lá vem ele…” (vocês devem estar pensando :P

Mas calma…ultima vez do mês, eu prometo…:P

Hoje nascia, em 1882, um escritor paulista, nada mais, nada menos que Monteiro Lobato.

Ele que fez muito sucesso, que até hoje é sucesso, o Sítio do Pica-Pau Amarelo. Onde uma das personagens principais é a Emília (ao lado junto com a foto de Monteiro Lobato)

Hoje, estou postando em homenagem ao grande, “4ever”, escritor José Bento Renato Monteiro Lobato.

José Bento Renato Monteiro Lobato nasceu dia 18 de Abril de 1882, no município de Taubaté, São Paulo.

Monteiro Lobato foi criado em fazenda, ele foi alfabetizado pela mãe Olímpia Augusta Monteiro Lobato e logo depois por um prfessor particular. Ao sete anos foi para o colégio, nessa idade José gostava de ler os livros da imensa biblioteca de seu avô materno, o Visconde de Tremendé.

Muito mais tarde(1904), Monteiro Lobato diplomou-se bacharel em Direito. No ano seguinte fez alguns planos e decidiu fundar uma fábrica de geléias, em sociedade com um amigo, mas passou a ocupar interinamente a promotoria de Taubaté e conheceu Maria Pureza da Natividade (“Purezinha”).

Sua primeira obra infantil foi criada em 1920, com o nome de Negrinha e A Menina do Narizinho Arrebitado, onde a menina morava em um sítio chamado Sítio do Paica-Pau Amarelo, dái então que o sucesso começou…Logo após foi lançando um conto atrás de outro como: Fábulas de Narizinho (1921), O Saci (1921), O Marquês de Rabicó (1922), A Caçada da Onça (1924), O Noivado de Narizinho (1924), Jeca Tatuzinho (1924) e O Garimpeiro do Rio das Garças (1924). E assim foi criando os novos personagens como Dona Benta, Pedrinho, Tia Nástacia, Emília e o boneco de sabugo de milho Visconde Sabugosa (creio eu que ele escolheu este nome porque seu avô que se chama Visconde de Tremendé).

Dois dias após conceder a Murilo Antunes Alves, da Rádio Record, a sua última entrevista, Monteiro Lobato sofreu um segundo espasmo cerebral e faleceu às 4 horas da madrugada, no dia 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade. Hoje ele estaria fazendo 126 anos.Monteiro Lobato

Feliz Aniversário Lobato.

Conteúdo tirado breviamente do site Wikipédia.

Anúncios

3 comentários sobre “Monteiro Lobato…

Diz aí o que você achou:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s