Ziks and Icyng – ON STUDY – Geografia humana

Em época de grandes mudanças no vestibular, é sempre necessário estar atento a toda e qualquer novidade que possa porventura aparecer. Por sorte nossa querida Federal não terá seu vestibular modificado… o que dá continuidade à nossa série…
On Study Logo
Frisamos também que o ENEM, por ser uma prova basicamente de interpretação, possui várias questões de geografia, matéria que engloba todas as outras.

Como todos sabem, geografia é uma ciência humana que se divide em geografia física e geografia humana. Na geografia física estuda-se os aspectos físicos do mundo e a cartografia. Na geografia humana estuda-se, principalmente,  a relação política da sociedade ao longo dos tempos. Dentro dessas relações, é importante destacar a Divisão Internacional do Trabalho, denominação que diferencia o papel que cada país exerce nas relações comerciais.

No começo do chamado “Capitalismo”, a economia sustentava-se no comercio, caracterizando assim o “Capitalismo financeiro”.
Essa época era a época das grandes navegações, ou seja: os países eram divididos entre as grandes metrópoles, que exploravam os mares, no processo de expansão marítima, eplorando as colônias em busca de metais preciosos, especiarias e escravos.
Resumo: A DIT inicial dava-se entre as metrópoles, responsáveis pela colonização, e as colônias, que eram exploradas.

Na segunda fase do capitalismo, chamado de Capitalismo Industrial, a base da economia fundamentava-se na indústria, com produtos mais elaborados e, conseqüentemente mais caros e de maior qualidade. Nesta época a DIT era, ainda, entre metrópoles e colônias, sendo que essas forneciam produtos primários e matéria prima para as metrópoles, que vendiam produtos industrializados.

Na terceira e atual fase do capitalismo, ele baseia-se nas finanças, caracterizando o “Capitalismo financeiro”. Agora entram em cena os empréstimos, investimentos, a comunicação e a tecnologia avançada. Com isso surgemdois tipos de países que não são desenvolvidos como os de primeiro mundo: os subdesenvolvidos não-industrializados e os subdesenvolvidos industrializados.  Com isso, a nova DIT se divide mais complexamente:

A DIT clássica:
Países desenvolvidos enviam produtos industrializados, empréstimos e investimentos aos não-industrializados, que por sua vez enviam produtos primários e matérias-primas para os países desenvolvidos.

e a NOVA DIT:

Os países subdesenvolvidos industrializados enviam produtos industrializados, juros de dívidas e lucros Royalties (permissão para utilizar algumas tecnologias) aos países desenvolvidos. Estes, por sua vez, enviam produtos industrializados de tecnologia maior e empréstimos e investimentos.

Basicamente é isso!
Abraços!

Diz aí o que você achou: